O artista JR -- mundialmente conhecido por projetos como Portrait of a Generation (2006), Face 2 Face (2007) e Women Are Heroes (2008), que, através de retratos de pessoas feitos com lentes grande angulares 28 mm impressos em grandes dimensões e colados em paredes e muros de algumas cidades, estabelecem confrontos com o público -- vem recentemente trabalhando em duas obras de grande impacto na paisagem do Rio de Janeiro.
A primeira delas é uma instalação sobre a Casa Amarela (instituição cultural fundada pelo próprio artista há nove anos) em que JR cria uma escultura metálica em forma de lua crescente; já a segunda consiste na imagem de grande dimensão do atleta sudanês Mohamed Younes Idirss, especializado em salto em altura, saltando sobre um edifício.
Esta última foi realizada através de uma nova técnica desenvolvida por JR em que uma estrutura de andaimes metálicos sustenta um tecido impresso com a imagem em questão. A técnica havia sido testada no Rio de Janeiro e mostrava uma figura humana em posição de "voo"vista de trás, com os braços abertos.
Além destas obras, está também no Rio de Janeiro uma das cabines fotográficas do Projeto Inside Out, em que o público pode fazer seu retrato no mesmo formato das obras emblemáticas de JR. Veja, a seguir, algumas imagens das obras de JR no Rio de Janeiro: